03 Fevereiro 20
Confecção

António Moreira Gonçalves

Givachoice cresce 13% e atinge meta dos oito milhões

Com as contas já fechadas, o ano de 2019 representou um forte crescimento para a têxtil Givachoice: apesar de algumas nuvens de incerteza, que a empresa de Paços de Ferreira afirma terem impacto nas decisões dos clientes, as vendas cresceram 13% em relação a 2018, . As exportações e os mercados de nicho são a receita de sucesso.

“Nota-se que existe uma maior indecisão no momento das encomendas, os clientes parecem esperar mais, mas temos sabido criar uma relação de confiança e procurar constantes melhorias”, explica Conceição Barbosa, a fundadora da empresa e directora de produção da Givachoice. “Assumimos a identidade de um atelier de alta-costura, e os mercados de nicho sabem valorizar isso”, acrescenta Ana Almeida, directora-geral e filha de fundadora.

Especializada na confecção de vestuário para mulher, a Givachoice abriu portas em 2011. Apesar da crise internacional que então se vivia – de forma ainda mais aprofundada dentro de fronteiras – Conceição Barbosa via nos seus 40 anos de experiência no têxtil um grande potencial, com muito ainda a somar no sector da confecção.

O projecto vingou, centrado sobretudo no mercado de luxo da moda feminina. “É no sector mulher que está o grande consumo de moda, que está a inovação, e onde se consegue criar maior valor acrescentado”, explica a responsável pela empresa. Dos 30 colaboradores iniciais cresceram para os atuais 220, divididos entre duas unidades industriais: 180 pessoas na empresa mãe, em Seroa, em Paços de Ferreira, e 40 noutra unidade, entretanto adquirida, em Rio Tinto, Gondomar.

“As nossas vendas são totalmente focadas nos mercados externos: Espanha e França são os principais mercados, mas também a Inglaterra, e mais recentemente o Canadá, os Estados Unidos, e até o Dubai”, explica Ricardo Almeida, director financeiro.

Entre os clientes mais destacados, a Givachoice conta com encomendas de grandes casas da moda internacional, como a Dior. “Para trabalhar com clientes tão exigentes, temos de assumir o papel de parceiros e não apenas de fornecedores. Temos de saber contribuir com soluções e ter um papel decisivo no desenvolvimento das peças”, afirma Ana Almeida.

A celebrar oito anos de actividade, a empresa tem como principal objetivo para 2020 manter a rota ascendente. “Continuamos focados nos mercados de nicho e na confecção de alta-costura para moda de mulher. Temos uma grande aposta na formação, com parcerias com escolas de design, por exemplo, e vamos continuar à procura de clientes que valorizem este posicionamento”, conclui a directora-geral da Givachoice.

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