23 Setembro 20
Indústria

T

Fundador da Farfetch doa 2/3 da fortuna para Educação

O fundador e CEO da Farfetch apresentou esta terça-feira a Fundação José Neves, criada em nome próprio e com o objetivo de redirecionar boa parte da sua fortuna para projectos na área da educação. O empresário português associa-se ao “The Giving Pledge”, um movimento solidario criado pelo casal Bill e Melinda Gates e por Warren Buffett, e  compromete-se a doar dois terços dos seus ativos.

José Neves passa assim a ser o primeiro português associado ao movimento criado em 2010 e que atualmente junta 211 das personalidades mais ricas do mundo. Cada uma delas compromete-se a doar pelo menos metade dos seus ativos para causas de interesse público, como o combate à pobreza, a investigação médica ou o apoio em situações de catástrofe.

No caso do fundador da Farfetch, o foco está nas áreas da Educação e do Desenvolvimento Humano. José Neves assume o objetivo de ajudar Portugal a tornar-se numa “sociedade de conhecimento” e a subir nos rankings internacionais. Para isso compromete-se a doar dois terços da sua fortuna ao longo da vida, através de programas da Fundação.

O primeiro programa foi já apresentado e consiste num investimento de 5 milhões de euros, ao longo de dois anos, para financiar bolsas de estudo em Portugal. Intitulado ISA FJN, o programa baseia-se num modelo Income Share Agreement, onde os estudantes que receberem bolsas – as candidaturas já estão disponíveis no site da Fundação – apenas terão de reembolsar o investimento feito se vieram a ultrapassar um mínimo salarial na futura carreira.

Na apresentação da Fundação José Neves e deste primeiro programa (transmitida online), o empresário contou com a presença de um conjunto de personalidades ligadas a projectos de filantropia, como a modelo Naomi Campbell, fundadora da organização Fashion of Relief, ou o músico Will.i.am, fundador da fundação i.am.angel, também focada em projectos na área da educação.

Partilhar