22 Novembro 19
From Portugal

T

Inovações ao serviço do futebol mostram-se em Miami

Heliotextil, Brand It e YouOn mostram até Miami a inovação portuguesa ao serviço do universo futebolístico. Na Soccerex, a decorrer esta quinta e sexta-feira, apresentam novidades como camisolas interactivas capazes de comunicar com smartphones ou serviços de streaming focados na indústria do futebol.

“A smart Jersey é o nosso produto estrela”, resume Paulo Castro, Business Director da Heliotextil, referindo-se à camisola interactiva, com códigos embutidos nos seus emblemas, que podem ser lidos através de um smarthpone. Com esta tecnologia, a têxtil de São João da Madeira abre a oportunidade aos clubes de inserirem imagens, vídeos ou qualquer outra informação dentro das próprias camisolas.

No stand da YouOn, as atenções concentram-se num serviço de streaming – ao estilo da Netflix – mas adaptado às necessidades da indústria do futebol. “É a tecnologia que está por trás da FC Porto TV, que permite a clubes, ligas e federações distribuírem e rentabilizarem o vídeo online”, explica Ricardo Cunha Santos, CEO e co-fundador da empresa tecnológica, que na noite desta quinta-feira, dia 21 de Novembro, recebeu o Dragão de Ouro, de melhor projecto, para o serviço desenvolvido para o FC Porto.

Também na área das tecnológicas, a Brand IT apresenta nesta importante feira dos EUA soluções de software para clubes de futebol. Sistemas digitais de scouting ou quadros dinâmicos para a análise tática são algumas das abordagens que a empresa tem já no mercado europeu – Real Madrid, Mónaco e Sampdoria são alguns dos clubes que já fornece – e que quer levar também para o outro lado do Atlântico. “A feira está a correr bem, temos recebido visitantes de vários países, desde latino americanos como o Brasil, mas também, claro, muitos dos Estados Unidos”, comenta Pedro Araújo, CEO da empresa.

A presença das empresas portuguesas na Soccerex é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas do setor têxtil e moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar