23 março 21
Feiras

T

From Portugal de regresso às feiras na Jitac Tóquio

Uma comitiva de peso assegura a partir de hoje a presença do made in Portugal na Jitac European Textile Fair, uma das maiores e mais importantes feiras asiáticas de tecidos, que decorre em Tóquio até à próxima quinta-feira, dia 25 de março. E o primeiro dia (que, devido às diferenças horárias, já encerrou) dificilmente podia ser mais positivo, tanto pelo movimento como pelos contactos já realizados.

O primeiro motivo de satisfação é o regresso às feiras presenciais do From Portugal neste ano de 2021, com a participação das empresas Adalberto, Albano Morgado, Burel Factory, Fitecom, Gierlings Velpor, La Estampa, Lantal, Lemar, Modelmalhas, Riopele, Texser e Troficolor, que levam o têxtil made in Portugal até ao país do sol nascente.

Sofia Botelho, diretora executiva da ATP e coordenadora da presença portuguesa na feira do Japão, disse ao T Jornal que “a presença portuguesa tem sido muito positiva, tanto pelos contactos, que só costumam ser concretizados mais tarde, como pelo movimento em geral”. E desde logo “pela presença física” há tanto aguardada por todos.

Para Sofia Botelho, “o Japão é um mercado de nicho muito exigente, mas é também um mercado de médio e longo prazos, que dita tendências e estilos”. De algum modo, afirmou, “é um mercado, pela sua exigência, que ajuda as empresas a evoluírem; se forem aceites no Japão, não terão dificuldade em nenhum outro mercado”.

“O que funciona no Japão funciona em todo o mundo, é um mercado muito exigente que nos obriga a evoluir em todos os aspetos”, refere Isabel Costa, fundadora da Burel Factory – um exemplo paradigmático do compromisso estratégico que a indústria têxtil portuguesa tem construído com o mercado nipónico ao longo dos últimos anos.

Mas, para além do Japão, o objetivo das têxteis portuguesas é reafirmar a sua posição nos mercados de maior valor acrescentado em toda a Ásia. “As grandes marcas locais são referências no mundo todo, é um país que dita tendências, comportamento e estilo. Para nós é fundamental fazer parte deste cenário de moda mundialmente importante”, explica Joana Silva, representante da La Estampa.

Para isso, as empresas colocam o foco em novos produtos, cada vez mais sustentáveis e técnicos. Exemplo disso é a Troficolor que apresenta gangas de cor 100% orgânicas, entre outras novidades. A Lemar destaca novos tecidos com poliéster reciclado Newlife™ e Seaqual™, poliamidas Ecocare e propostas com fios 100% biodegradáveis.

Também a Riopele faz destacar a sua aposta na transição ecológica, com a apresentação de uma coleção sustentável da marca Tenowa, um projeto totalmente dedicado a soluções recicladas. Por seu lado, a Adalberto apresenta a sua nova coleção Spring Summer, com padrões para moda masculina e feminina, enquanto a Lantal escolheu levar várias composições 100 % algodão, algodão /licra, algodão /modal, viscose/licra, viscose com glitters, e peles artificiais.

A participação das PME empresas portuguesas na Jitac European Textile Fair é enquadrada pelo From Portugal, uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Partilhar