17 Outubro 2017
Horizonte 2030

T

Fórum Têxtil vai debater competitividade e crescimento

O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e o presidente do Fórum para a Competitividade, Pedro Ferraz da Costa, são as figuras de cartaz do Fórum da Indústria Têxtil que vai decorrer já em finais de Novembro. Nesta sua XIX edição, o encontro é dedicado às questões da competitividade e do crescimento.

Também o Primeiro-Ministro António Costa foi desafiado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal a juntar-se aos trabalhos, “reconhecendo a relevância que a ITV merece e conquistou”, mas a sua participação não está ainda confirmada. O encontro, que vai ter lugar no dia 29 de Novembro, no auditório do Citeve, conta ainda com a participação do economista Daniel Bessa, que se encarregará dos comentários e conclusões, cabendo ao presidente da ATP, Paulo Melo, o discurso sobre o estado do sector, no final dos trabalhos.

É com a exposição de um plano estratégico para a ITV no horizonte de 2030 que o secretário-geral da ATP, Paulo Vaz, fará o enquadramento dos debates, apontando também para os números e dados que enquadram o percurso de sucesso que o sector têxtil tem trilhado nos anos mais recentes, tendo concretizado já os objectivos que tinham sido traçados para 2020.

Os painéis e debates sobre competitividade, crescimento e financiamento preenchem os trabalhos, contando com a presença de especialistas e representantes de várias empresas. O antigo ministro da Indústria, Mira Amaral, Nunos Gonçalves, da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, e Jaime Andrez, do Compete 2020, contam-se entre os vários participantes.

“É esta a perspectiva que o Fórum vai desenvolver, reforçando a importância que esta conferência representa para toda a fileira da moda, hoje mais respeitada, mais visível e mais ouvida, pelo poder, pelos media e pela sociedade”, destaca o director-geral da ATP na convocatória dirigida a os agentes do sector, na qual sublinha também “o árduo trajecto que todos temos feito em comum ao longo das últimas décadas começa a dar frutos mas está longe de estar concluído”.

O programa completo pode ser consultado aqui e a inscrição pode ser feita aqui.

Partilhar