02 julho 19
Formação

T

Formanda do MODATEX disputa WorldSkils, na Rússia

Beatriz Soares, uma formanda do MODATEX , vai disputar o WorldSkils, uma espécie de campeonato do mundo das profissões,  que decorre em Kazan, na Rússia, entre 22 e 27 de agosto. Formanda em Tecnologia da Moda,Beatriz Soares esteve a preparar a sua participação no desafio através da presença no projeto BRISC (The Belt and Road International Skills Competition), na China.

Beatriz Soares tem 21 anos e está a concluir a formação em Técnico de Desenho de Vestuário na delegação de Lisboa do MODATEX. Os formandos têm conquistado várias distinções nestas competições. Em 2014, em Lille, Ana Rita Gaspar e Joana Filipa Caetano ganharam a medalha de prata. Em 2012, Ruben Damásio e Luís Emílio obtiveram Certificados de Excelência.

O ‘Campeonato das Profissões’ é uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Os campeonatos permitem aferir-se da eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e simultaneamente induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem. Têm lugar de dois em dois anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.

Partilhar