16 outubro 18
Estudo internacional

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Formação dos colaboradores é crítica para a ITV

A formação e o desenvolvimento profissional dos colaboradores estão no centro das preocupações de 62% dos empresários, fatores que consideram fundamentais numa estratégia de consolidação dos recursos humanos da ITV e, ao mesmo tempo, uma forma eficaz de responder ao crescente problema da dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada.

A conclusão consta do estudo ‘The State of Skills in the Apparel Industry 2018’, da responsabilidade da consultora Alvanon, que salienta que a contratação de trabalhadores especializados é a principal preocupação de produtores, retalhistas e marcas ligadas à ITV. Ou, dito de outra forma, não há no mercado oferta suficiente de trabalhadores especializados para assegurar as necessidades da indústria.

A questão não se coloca apenas no mercado português, que já detetou esta falha há alguns anos: o estudo (que apresenta opiniões de 642 gestores e outros responsáveis de empresas) indica que os inquiridos afirmaram ter dificuldade em contratar. Uma maioria de resposta afirma, por outro lado, que os gestores das empresas estão insatisfeitos com a formação dos seus colaboradores – dos quais 30% afirmam-se “bastante insatisfeitos”.

A consultora chama ainda a atenção para outro problema: a escassez de mão-de-obra especializada pode criar pressão sobre o mercado das contratações, com as empresas a terem de ‘abrir os cordões à bolsa’ para conseguirem contratar os mais capazes. Daí às más práticas com impacto direto no negócio vai um passo muito curto.

A Alvanon refere ainda que, com a digitalização – próximo passo de desenvolvimento empresarial – o problema tende a aumentar em vez de regredir. “À medida que a indústria de vestuário começa a reconhecer e a implementar a digitalização como forma de melhorar a rapidez, a customização e a transparência, estão a revelar-se falhas nas aptidões da sua força de trabalho”, explica Janice Wang, CEO da Alvanon.

“O estudo mostra claramente por onde temos de começar e o que temos de fazer imediatamente”, refere ainda o gestor da Alvanon, que, como consultora internacional para a área da moda, inovação e tendências, tem como clientes marcas de prestígio como a Gucci, Adidas, GAP e Victoria’s Secret.

 

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