22 maio 19
Têxteis técnicos

T

Foot by Foot espreita tecelagem e aposta no setor automóvel

Enquanto aposta no aumento do peso da indústria automóvel no seu volume de negócios e no início das exportações para os Estados Unidos, a Foot by Foot tem em cima da mesa o projeto investir na tecelagem e assim se tornar mais vertical.

“Atualmente compramos o fio, subcontratamos a tricotagem ou tecelagem, e depois, internamente, trabalhamos as malhas ou tecidos, damos-lhe o revestimento ou fazemos a laminação, e vendemos em rolos ou à peça”, explica António Oliveira Pereira, administrador responsável pela área financeira da Foot by Foot, uma empresa de Felgueiras especializada no fabrico de estruturas têxteis para diversas indústrias. 

A hipótese de deixar de subcontratar a tecelagem, dando mais uma passo no sentido da verticalização, está a ser analisada. “Já encaramos a hipótese de adquirir uma tecelagem, mas concluímos que esse projeto podia esperar. O que não quer dizer que tenha sido abandonado”, precisa António Oliveira Pereira.

As raízes da Foot by Foot estão na indústria do calçado, que até ao início desta década era a sua principal cliente. José Pereira, avô de António e o fundador da empresa em 1978, era mestre dos teares na Campeão Português, em Guimarães, quando esta histórica fábrica de calçado decidiu descontinuar a seção de tecelagem – e ele aproveitou a oportunidade para criar uma empresa para fornecer tecidos ao antigo patrão.

Em 2001, quando se transferiu de Guimarães para Felgueiras, o calçado valia cerca de 99% das vendas da Foot by Foot, que no entretanto resolveu investir em novos produtos e novos mercados.

No início desta década começou a vender para os têxteis lar, no seu essencial proteções muito técnicas de colchões (para todos os segmentos, do hospital ao doméstico, passando pelo hoteleiro) uma aposta bem sucedida, pois este setor já pesa 50% no seu volume de negócios de três milhões de euros, onde o calçado vale apenas 35%.

“Os têxteis lar portugueses atravessam uma fase muito boa. Têm sido o motor do nosso crescimento”, refere o administrador da Foot by Foot, que também já conquistou fortes posições na indústria de vestuário. “Valerius, Sonix, Becri, Lurdes Sampaio, etc, etc. Fornecemos todos os malheiros e confeccionadores de Barcelos e Guimarães. Toda a gente que quer laminados com espuma nos procura”, acrescenta António Oliveira Pereira.

A Foot by Foot orgulha-se de tratar os laminados por tu (a primeira máquina foi instalada na fábrica em 1989) e há três anos deu os primeiros passos no coating.

“O automóvel é o nosso mercado mais recente. Trata-se de uma área que está a crescer muito. Trabalhamos já para a bagageira e vamos fornecer lonas e coberturas para carros e camiões”, conclui António Oliveira Pereira.

Partilhar