01 março 19
Reciclagem

T

Fitexar aposta na reciclagem de plástico com a Ecofibers

A Ecofibers é a nova marca da Fitexar que vai produzir fibra reciclada feita a partir de materiais reciclados, incluindo garrafas de plástico retiradas do mar, possuindo o certificado Global Recycled Standard (GRS). A empresa produtora e transformadora de filamentos de poliéster pertencente ao grupo Têxteis António Falcão, que assim reforça a sua aposta na inovação e sustentabilidade.

Com uma capacidade de reciclagem já comprovada, estes plásticos – um dos elementos poluentes com maior presença na natureza, nomeadamente no mar e nas praias de todo o mundo – estão a dar lugar a uma matéria-prima que o setor têxtil vem usando com cada vez maior frequência, o que tem ajudado a que o mercado forme a perceção de que o têxtil e o vestuário são contribuintes líquidos para a resolução do problema.

A sua dimensão é avassaladora: um estudo no ano passado citado pela Filatex estima que cerca de oito milhões de toneladas de plástico é atirado para os oceanos anualmente. Por não serem produtos biodegradáveis, todo esse plástico tende a acumular-se cada vez mais no fundo dos oceanos.

O historial da empresa do grupo António Falcão no que tem a ver com novos produtos é antigo e tem permitido à empresa situar-se no topo da investigação nesta área. Fios texturizados de poliéster, fios tintos em massa para o setor automóvel, fios anti-bacterianos e fios ignífugos (retardadores de chama) para têxteis-lar, medicina, proteção e segurança, transportes, construção civil e arquitetura têxtil, são algumas das soluções que já fazem parte do histórico da Fitexar.

Mais recentemente, a empresa produziu fios fluorescentes por método de tinto em massa, fundido na molécula do próprio poliéster, para manter uma maior estabilidade da coloração; fios brilhantes com uma secção trilobal ou triangular, aplicados sobretudo no vestuário e têxteis-lar; mesclas de fios de poliéster tinto em massa, onde a padronização das cores é efetuada por fusão da molécula de poliéster; fios catiónicos e fios retrorrefletores.

Fitexar_ECO_480x480

Partilhar