29 outubro 2018
Lanificios

T

Fitecom investe 2,5 milhões de euros nos acabamentos

A Fitecom já definiu o programa de investimentos para 2019, que está orçado em 2,5 milhões de euros e será no seu essencial aplicado na secção de acabamentos desta empresa de lanifícios de Tortosendo.

“O segredo do nosso sucesso tem sido o cuidado que temos com a permanente atualização tecnológica, indispensável para mantermos a nossa competitividade, surpreendendo sempre o cliente com produtos diferentes e inovadores”, explica João Carvalho (foto), 61 anos, engenheiro têxtil e CEO da Fitecom que é simultaneamente o maior produtor de vinhos da Beira Interior – a sua Quinta dos Termos produz 800 mil garrafas.

Com 185 trabalhadores, a Fitecom deverá fechar o ano com vendas de 15 milhões de euros e distingue-se por uma aposta contínua na inovação, sendo que o seu esforço de I&D é sustentado por parcerias com a UBI  e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional.

Na última Munich Fabric Start, João Carvalho apresentou um tecido inovador com dois diferentes padrões colados, que permite que um casaco ou sobretudo tenha dois looks diferentes à escolha de quem o usa.

Dar mais atenção aos tecidos para mulher é outro dos vectores da estratégia da Fitecom – neste momento apenas 30% da sua colecção é de Senhora.

“Os tecidos femininos têm de ter mais moda, mais cor e mais design. A mulher está mais interessada no look. O homem tem uma maior apetência por tecidos clássicos mas com novas funcionalidades, o que nos obriga a uma preocupação permanente ao nível tecnológico”, afirma João Carvalho.

A Fitecom – que começou a dar nas vistas quando ganhou o Prémio Nacional de Inovação com um tecido 30% mais fresco no verão e 30% mais quente no inverno – tem na sua oferta tecidos de lã laváveis à máquina, com funcionalidades anti-odor e anti-microbiana, bem como um tecido 100% impermeável  e resistente às nódoas por estar recoberto com um membrana e ter recebido tratamentos hidrófóbico e oleofóbico.

Partilhar