8 setembro 17
Porto Fashion Week

T

Fique íntimo do versátil júri do IV Fashion Film Festival

Poderá uma atmosfera eminentemente macabra, sombria, gótica e surreal – mas também, e ao mesmo tempo, sensível e recheada de humor –  ao mesmo tempo sensível e recheada de humor,  ser o ambiente certo para um guarda roupa que dita tendências?

Tim Burton é a prova dos nove de que que o Sim pode ser a resposta certa a esta pergunta judiciosa, que constitui o ângulo de ataque do cartaz da IV Edição do Fashion Film Festival, agendada para o próximo dia 29, no Museu do Carro Elétrico (Porto).

O cartaz à la Tim Burton do IV FFF apresenta o curriculum de um júri internacional com uma composição extremamente versátil:

Branislav Simoncik. Começou com a fotografia documental (Prêmio Fuji Press Photo), mas cedo se voltou para a moda, o retrato e a fotografia publicitária. Capas e editoriais para Elle Czech, Vogue México, Elle México, Elle Vietname, Elle Croácia, Elle Belgium, Máxima Portugal, Harper’s Bazaar, Marie Claire, Revista Blue Paper, encens, GQ Portugal, Vogue Portugal e modelos como Carmen Kass, Karolina Kurková ou Eva Herzigova são alguns dos nomes recorrentes no seu vasto portfólio. O Festival Internacional de Fotografia de Moda em Cannes e o Berardo Collection Museum, em Lisboa têm recebido os seus trabalhos. No FFF integra o júri como representante da Vogue Portugal, onde é diretor de fotografia.

Braz Costa. Licenciado em Engenharia Metalomecânica pela Universidade do Minho é, desde 2000, Diretor Geral do CITEVE. Acumulando, desde 2012, a função de administrador executivo do CeNTI. A nível internacional preside à Textranet e é vice-presidente da Plataforma Tecnológica Europeia para o Futuro do Têxtil e Vestuário.

David McGovern. Realizador irlandês, trabalhou em Dublin e Nova York antes de se mudar para Londres, onde vive. Com um foco narrativo forte, o trabalho de McGovern funde moda, ficção e novas medias, tendo utilizado o iPhone para vários projetos do seu portefólio. Realizou trabalhos para a Sassoon, Elle China e MCM, além de vários projetos editoriais e de vídeo na Nowness, Dossier e V Magazine. É também docente na University of the Arts em Londes e Membro do The Futute Laboratory.

Ditte Marie Lund. Diretora do Copenhagen Fashion Film que fundou há seis anos, trabalhou nos últimos anos como realizadora em longas-metragens e video arte contemporânea. Além de diretora do festival, é curadora de criações de moda bem como de mostras de arte contemporânea para várias instituições na Dinamarca e no exterior.

José Pedro Sousa. Nascido no Porto, onde se licenciou-se na Escola Superior Artística, é um grande nome nacional do audiovisual e é júri do FFF desde a 1ª edição. Marcas como ZON, Super Bock, BPI, BES, Azeite Galo, TMN, Água das Pedras, Galp e PT são algumas do seu portefólio, onde se nota um apurado sentido estético e o dom de bem gerir e contagiar multidões. Ao som da Absolute Beginners por David Bowie, MEO lança em todo Portugal a sua fibra de 400 Mbps, um dos trabalhos de José Pedro Sousa muito ousado ao nível técnico e cheio de carga emocional, como já nos habituou. O filme da Super Bock que celebra os 90 anos da sua existência é épico, simboliza toda uma nação e é mais um no seu portefólio.

Miguel Vieira. Designer de Moda com coleções próprias desde 1988 participa, regularmente, em feiras internacionais e as suas criações apresentadas sazonalmente no Portugal Fashion; Milan Fashion Week Uomo; New York Fashion Week Woman. As passerelles de São Paulo, Istambul, Paris, Barcelona, Uruguai, Lodz, Madrid, Moda Lisboa e Maputo já viram passar as suas coleções. E, galardões não lhe faltam! A Biography Channel já fez a sua biografia; foi-lhe atribuído o Prémio Personalidade da Moda pela revista Lux e, nos Globos de Ouro, foi eleito Melhor Estilista, por duas vezes. Miguel Vieira é assim uma marca com grande notoriedade.

Partilhar