28 janeiro 19
Têxteis lar

T

Feito à mão no Dão, o luxo da Abyss é incensado pela Exame

“Os têxteis do Dão que conquistaram o mundo” é o titulo de um um trabalho de seis páginas publicado na edição de janeiro da Exame, em que a equipa de reportagem de revista conta uma visita ao mundo da Abyss & Habidecor, salientando que as toalhas da marca Abyss foram consideradas as melhores do mundo pelo Walll Street Journal.   

“Aqui não há quantidades mínimas de produção e qualquer pedido pode ser feito por medida. O que distingue a Abyss & Habidecor é a qualidade muito acima da média. Todas as peças são executadas em algodão do Egipto da melhor qualidade, cujo fio é trabalhado na própria fábrica”, escreve a jornalista Margarida Vaqueiro Lopes.

“Podíamos fazer isto por muito menos dinheiro, mas queremos ser os melhores do mundo. Os melhores de Portugal somos”, garante Fernando Aires, administrador desta  empresa fundada por Celso de Lemos, um engenheiro têxtil formado na Bélgica, onde viveu e casou com Paulette.     

Com fábricas em Viseu (Zona Industrial do Mundão) e em Tondela, o grupo dedica-se à produção e venda de toalhas, roupa de cama e tapetes, tendo fechado 2017 com  um volume e negócios de 15 milhões de euros, um perímetro onde está incluída a faturação feita nos vinhos da Quinta de Lemos, um outra vertente da sua atividade.

O Grand Hyatt de Hong Kong, o Burj Al Araba do Dubai, e a cadeia norte-americana de armazéns Bloomingdale’s são alguns dos clientes desta empresa de têxteis lar, que exporta 98% da sua produção – em Portugal as toalhas de marca Abyss e os tapetes Habidecor só estão à venda na loja Paris, e Lisboa, e nos armazéns El Corte Inglês.

Estados Unidos (40%) e Europa (40%) são os principais mercados de exportação da Abyss & Habidecor, sendo que o Médio Oriente tem uma presença importante nos restantes 20%.

Para ler na integra a reportagem da Exame clique aqui.    

Partilhar