28 Novembro 2017
Moda

T

Fazer casacos com antigas cortinas de hotéis

Alexandra Hartmann encontrou uma nova forma de reciclagem ao transformar cortinas antigas de hotéis em casacos. E não ficou por aqui, já que lançou mesmo uma nova marca com estes novos artigos – Hôtel.

De acordo com a Vogue, um passeio à noite por Paris, há cerca de dois anos, mudou a vida de Alexandra Hartmann. Numa das ruas, a designer encontrou várias cortinas douradas com motivos florais a um canto. Estavam, literalmente, no lixo.

Depois de saber que tinham sido deitadas fora por funcionários de um hotel próximo, Alexandra começou a pensar em reutilizá-las. “Naquela altura estava a pensar começar algo novo. Por que não dar uma nova vida a isto, pensei”, disse à publicação americana.

Daí para a frente, a designer ligou para outros hotéis, móteis e albergues daquela zona à procura de outros tecidos que já ninguém quisesse. Tudo para ter condições para lançar a nova marca, “Hôtel”.

A primeira coleção é composta por casacos e camisolas de veludo e seda com franjas — tudo vindo de cortinas que Alexandra acumulou. Agora, com a linha pronta e já à venda, a jovem está feliz. Mas nem sempre foi assim.

No início, as manchas, buracos e marcas de cigarros foram um entrave com que a designer teve de aprender a lidar. “A parte divertida é criar um padrão que tem de funcionar com o tecido, tal e qual como ele está”, conta à Vogue.

Por enquanto, as peças estão à venda através do Instagram HÔTEL. Os preços só são divulgados por mensagem privada.

Partilhar