03 Novembro 20
Design

António Moreira Gonçalves

Fato multifunções da Unifardas é exemplo de eco-design

A Unifardas criou um fato de macaco multifunções, que pelo seu design pode transfigurar-se entre jardineira ou avental, adaptando-se a diferentes trabalhos na área da restauração. Para além de substituir várias peças, reduzindo o consumo, o coordenado é produzido a partir de matérias-primas sustentáveis.

O projecto decorre de um desafio lançado pelo CITEVE. “Desde a nossa participação na feira A+A que temos sido desafiados pelo CITEVE a apresentar propostas ao Green Circle. Diziam-nos que o fórum tinha exemplos de moda e sportswear, mas faltava o vestuário de trabalho”, conta Rui Araújo, Chief Operation Officer da Unifardas, empresa especializada na produção de workwear para sectores como a indústria, a saúde, a resturação ou o ensino.

A resposta consiste num fato de macaco, com um design reversível: as calças mantêm-se, mas a parte de cima pode ser adaptada a jardineira ou a avental. “É uma só peça que se adapta a várias situações, em vez de produzirmos várias peças. Para os clientes reduz os custos na aquisição de vestuário, porque é uma peça de roupa que se adapta a várias áreas da restauração: cozinha, atendimento ao público, etc.”, explica o responsável da empresa.

Para além da versatilidade, o coordenado é também produzido a partir de materiais sustentáveis. Na sua base está o Ecogreen, um tecido composto por 35% Lyocell (fibras de madeira de origem sustentável) e 65% poliéster reciclado (obtido a partir de garrafas de plástico).

Partilhar