14 Dezembro 2017
Internacionalização

T

Fashion From Portugal apresenta balanço na Vista Alegre

Desenhado e produzido em Portugal, vestido por todo o Mundo. A moda e  o têxtil  made in Portugal têm hoje força de marca global e para isso muito contribuiu o programa Fashion From Portugal, que durante estes dois anos (2016/17) disseminou a imagem de qualidade, vanguarda e inovação da ITV portuguesa em mercados estratégicos de exportação.

É para encerramento do programa – com apresentação de resultados – que a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, junta esta sexta-feira (15 de Dezembro), no Museu da Vista Alegre, em Ílhavo, um leque alargado de convidados e personalidades o sector. Um local icónico para um balanço com resultados igualmente marcantes para o setor.

A Indústria Têxtil e Vestuário, recorde-se, exporta mais de 5 mil milhões de euros anualmente, para mais de 180 países em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 10% de todas as vendas de Portugal ao exterior e por um saldo líquido na Balança de Transações de mais de mil milhões de euros, sendo indiscutivelmente uma das atividades mais estratégicas da economia nacional.

Destinado à promoção da Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa, o Fashion From Portugal teve como objetivo reforçar a comunicação externa de uma das fileiras mais dinâmicas e exportadoras da economia portuguesa, que surge reforçada após um duro período de ajustamento, reestruturação e modernização. Um sector onde hoje pontificam empresas tecnologicamente evoluídas, fortemente orientadas aos mercados internacionais e reconhecidas pelo seu know how, criatividade, flexibilidade e intensidade de serviços.

Uma campanha de promoção que decorreu ao longo de 2 anos e teve um investimento estimado de 1.7 milhões de euros, cofinanciando pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), enquadrados no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020, sendo a primeira incursão, enquanto iniciativa da ATP e da indústria em geral, dedicada exclusivamente à promoção da imagem e visibilidade externa do sector, fortalecendo a reputação de excelência made in Portugal nos domínios da moda, dos têxteis-lar e do know how técnico e inovação tecnológica, em alguns dos principais mercados para o setor.

Programa:

Museu Vista Alegre | Ílhavo

(Com possibilidade de visita guiada ao museu para os convidados que o desejem – 18h00)

18h30 | Acolhimento dos convidados

19h00 | Boas – vindas do Presidente da ATP, PAULO MELO

19h05 | Apresentação dos resultados do projecto FASHION FROM PORTUGAL, pelo dg da ATP e coordenador do projecto, PAULO VAZ

19h20 | Lançamento dos livros de estilo

“Portuguese textile fashion – the designer book” e

“Singularitas – the Portuguese home textiles and decoration book” e

“FFP 2017”, resultantes do projeto FASHION FROM PORTUGAL

19h30 | Cocktail dinatoire

20h30 | Encerramento da sessão

Partilhar