12 Abril 2017
Comércio de Moda

T

Farfetch entre as empresas que mais crescem na Europa

Um crescimento de 550% das receitas em três anos (2012/15) coloca a Farfetch no lote das empresas europeias que crescem mais rapidamente. O ranking FT1000: Europe’s Fastest Companies, que foi publicado esta semana pelo Financial Times, refere que a empresa de venda online de moda liderada por José Neves (na foto) atingiu em 2015 uma facturação superior a 141,6 milhões de euros.

A lista elaborada pela influente publicação britânica é liderada por uma empresa alemã de entrega de refeições rápidas, a HelloFresh, que cujas receitas no mesmo período cresceram mais de 13 mil por cento, para cerca de 305 milhões de euros em 2015. A Farfetch aparece no lugar 224 do ranking, sendo que não há qualquer referência comparativa com outras empresas do sector da mpra. O jornal ressalva, no entanto, que há empresas que não surgem na tabela por não quererem tornar públicos os seus danos financeiros.

Entretanto, os resultados de 2016 mostram que a facturação da empresa portuguesa cresceu mais 70%, tendo anunciado que vai distribuir 36,99 milhões de euros em acções pelos 1.300 colaboradores. Um plantel que está em constante crescimento, estando a recrutar novos colaboradores para os escritórios do Porto, Guimarães e Lisboa, mas também para Londres, Los Angeles, Moscovo e Shangai, como noticiou recentemente o T

A Farfecth é uma startup portuguesa sediada em Londres e a única unicórnio do país (avaliada em mais de mil milhões de dólares). Fundada em 2008 por José Neves, é uma plataforma online de compras de marcas de luxo, representando mais de 100 designers e com parceiros em 38 países. Para o futuro quer continuar a investir em inovação tecnológica, em encontrar novos parceiros e em entrar em novos mercados.

Partilhar