23 Abril 2018
Comércio electrónico

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Farfetch apoia startups na área da moda e tecnologia

A Farfetch apresentou uma nova aceleradora para startups na área da moda e tecnologia. Intitulada Dream Assembly, este novo mecanismo de apoio tem como primeiros parceiros a marca de artigos de luxo Burberry e o fundo de venture capital 500 Startups que estão encarregues de prestar mentoria às microempresas que se pretendam juntar ao programa de aceleração.

“Queremos que venham construir o futuro do retalho e o futuro da moda connosco”, disse o CEO, José Neves, acrescentando: “Ainda estamos no início de uma grande jornada, mas queremos que o know-how seja partilhado para que todo o ecossistema de startups possa beneficiar com isso”.

José Neves salientou, no seu discurso na sede de Lisboa, que a Farfetch é “uma empresa que conecta os maiores criadores de moda”. “Fiz sete rondas de investimento e conheci todos os tipos de investidores no mundo, uns que valia a pena conhecer, outros que nem tanto”, brincou o diretor-executivo do unicórnio de “dupla nacionalidade” – luso-britânico -, como define a empresa.

A Farfetch está a funcionar em 190 países e tem 12 escritórios. “Acreditamos que o sonho é que faz mover uma empresa”, referiu José Neves, que reforçou a ideia de que o seu negócio é uma “revolução dos cravos”.

A Dream Assembly irá funcionar a partir do escritório de Lisboa e terá workshops, sessões de networking, encontros com mentores das áreas de operações, logística, marketing, moda, entre outras. As startups participantes poderão estar durante 12 semanas a arrecadar conhecimento. A 500 Startups dará inclusive oportunidade a empresas de voarem até São Francisco, nos EUA.

“Queremos que esses novos empreendedores que irão inventar futuras Farfetch, ou melhores, beneficiem de tudo o que construímos”, frisou o porta-voz da empresa, de acordo com uma notícia do Jornal Económico.

Remetendo para a história, José Neves lembrou à audiência que teve a ideia de negócio em 2007 e que lançou a empresa logo no ano seguinte, em 2008. Agora, a operar há uma década, não tem dúvidas que: “Ao longo dos anos fomos crescendo (…). Temos a melhor equipa do mundo”.

Durante o lançamento da aceleradora tecnológica, Cipriano Sousa, Chief Technology Officer confessou: “Ao início, nos primeiros dias, foi assustador. Estava em pânico. Como é que eu iria traduzir a visão do José em tecnologia?”.

Já Stephanie Phair, Chief Strategy Officer, interveio no evento com os olhos no futuro: “A inovação sempre esteve presente no ADN da Farfetch desde o início, mas tornou-se importante focar-nos numa estratégia além da inovação e transferir conhecimento”.

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