16 Junho 2017
Crescimento

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Farfetch aponta à entrada em bolsa

A Farfetch continua a sua saga para liderar o comércio electrónico dos artigos de luxo. O último passo do site de compras online liderado pelo português José Neves foi a aquisição do Style.com, da Condé Nast, enquanto nos bastidores do mundo da Moda se dá como assente que a próxima etapa passa pela entrada em bolsa.

Com a absorção da marca comercial, propriedade intelectual e as bases de dados, o Style.com já não se encontram em funcionamento, redirecionando todo o tráfego para o site da Farfetch.

Anna Wintour, editora da Vogue América e diretora artística da Condé Nast, irá participar na gestão de conteúdos a serem disponibilizados na plataforma do Farfetch, fazendo a ligação entre o e-commerce e as publicações americanas da Vogue e da GQ.

A editora, que detém a Vogue e a GQ, foi um dos primeiros investidores no Farfetch bem como as plataformas de venda online Moda Operandi, Rent The Runway e Vestiare Collective. Este investimento leva agora Jonathan Newhouse, presidente e chefe executivo da Condé Nast, ao conselho diretivo do Farfetch.

É de lembrar ainda que o site Style.com se transformou num site de e-commerce há menos de ano, anteriormente era um site de notícias de moda dedicado sobretudo aos desfiles, sendo a plataforma utilizada pela Condé Nast para disponibilizar as reviews e todas as imagens de passerelle.

Entretanto, a pergunta que anda no ar nos corredores do negócio da Moda é o que irá fazer o Farfetch nos próximos tempos. A entrada em bolsa é a hipótese apontada como mais consistente, mas especula-se também com a possibilidade de ser comprado pela Amazon ou uma empresa de private equity.

Para o portal Business of Fashion, no entanto, não há dúvidas de que “a Farfetch se prepara para o financiamento público”, que é com o quem diz a entrada em bolsa, uma estratégia que, explica a influente Lauren Sherman, vem no seguimento “do lançamento de um ambicioso sistema operativo e da construção da marca orientada por Natalie Massenet”.

Avaliada em 1,5 mil milhões de dólares, a plataforma de compra on-line de moda de luxo fundada José Neves olha para o financiamento em bolsa como forma de manter a trajectória de crescimento e enfrentar concorrentes como Net-a-Porter, ou até a própria LVHM, que acaba de lançar o portal de comércio electrónico 24 Sévres.

José Neves já por várias vezes tem admitido que essa seria uma evolução natural, sem, no entanto, nunca se ter comprometido com qualquer horizonte temporal.

A Farfetch é já o principal destino para as compras de luxo online, tendo ultrapassado concorrentes directos como Net-a-Porter e Neiman Marcus. Os lucros em 2016 ultrapassaram os 150 milhões de dólares, estima o Business of Fashion, e o valor médio das encomendas é de 700 dólares. Europa (35%) e EUA (30%) estão no centro do negócio, seguindo-se Ásia-Pacífico (17%) e a China (10%).

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