12 Janeiro 2018
Economia

T

Famalicão tem a melhor balança comercial

O concelho de Famalicão, conhecido como a capital do têxtil, é o município com a melhor balança comercial do país, com um saldo positivo de 919 milhões de euros entre o número de exportações e o de importações, de acordo com dados divulgados recentemente pelo INE.

Com um volume total de exportações muito próximo dos dois mil milhões de euros (1,9) e um volume de importações de sensivelmente mil milhões, o município famalicense consegue a proeza de exportar praticamente o dobro do que aquilo que importa. Com esta dimensão exportadora, Famalicão solidifica a sua liderança de há vários anos de município mais exportador do Norte de Portugal e o terceiro do país.

A propósito refira-se que a taxa de desemprego em Famalicão tem estado sempre abaixo da média nacional estando fixada, em outubro de 2017, nos 6,85%. Entre janeiro de 2013 e outubro de 2017 o número de desempregados em Famalicão desceu 57,75% estando hoje abaixo dos quatro mil, numa população total superior a 132 mil habitantes.

Famalicão concentra importantes e potenciais clusters industriais em setores estruturantes para a economia nacional e local, como o têxtil, o agroalimentar e a metalomecânica. No caso da ITV, destacam-se a ROQ (empresa de produção de máquinas para a indústria têxtil e a mais rentável entre as produtoras de bens), a Coindu, a Riopele, a Salsa e a Tiffosi, entre tantas outras. 

Partilhar