09 fevereiro 21
Indústria

T

Famalicão no pódio das exportações nacionais

Com mais de dois mil milhões de euros em volume de exportações, o município de Famalicão é o mais exportador da região Norte e o terceiro a nível nacional. Com forte peso da indústria transformadora, onde se destaca o têxtil e vestuário, o concelho acolhe mais de 15.000 empresas, com um volume de negócios na ordem dos cinco mil milhões de euros.

Uma nota da câmara municipal refere que “a edição 2020 do Anuário Estatístico da Região Norte, editado no final do ano, pelo Instituto Nacional de Estatística, confirma a posição de Vila Nova de Famalicão ao nível do comércio externo do país, mostrando ainda um saldo da balança comercial muito positivo com as exportações a valerem praticamente o dobro das importações”.
A câmara destaca ainda a saúde da balança comercial do concelho, “com a proeza de um saldo positivo de quase 915 milhões de euros, resultado de uma diferença entre as exportações (2.029.890,175) e as importações (1.115.344,46), concluindo que “o concelho é, desta forma, um dos que mais contributo líquido dá para a economia nacional”.
O presidente da câmara, Paulo Cunha, frisa também que “é conhecido o ADN empresarial de Vila Nova de Famalicão, formado ao longo de várias gerações de grandes empresários, que foram sucessivamente legando às gerações subsequentes um território fortemente marcado pelo saber-fazer e pela apetência para o investimento industrial”.
Apesar de os números se referirem ao ano de 2019, ainda antes da pandemia provocada pela Covid 19, a nota refere que “os dados mais recentes, revelados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte relativos ao terceiro trimestre de 2020 continuam a colocar Famalicão como primeiro nas exportações, relativamente à região Norte”.

No quadro nacional, o concelho com o maior registo de exportações é Lisboa, onde estão sedeados grandes grupos, como Petrogal e TAP, seguido de Palmela, onde está a maior exportadora (Autoeuropa), com Famalicão a a sua diversidade de empresas e setores a fechar o pódio.

Partilhar