23 Janeiro 2018
INE

T

Famalicão lidera exportações a Norte da fileira automóvel

Empresas têxteis como TMG Automotive, Coindu e Olbo & Mehler estão na linha da frente da produção para o sector automóvel e ajudam a perceber os números que fazem do concelho de Famalicão o principal exportador de produtos desta fileira na Região Norte.

Os dados, divulgados pelo município a partir da edição de 2016 do Anuário Estatístico Regional recentemente divulgado pelo INE, indicam que a indústria automóvel tem no território famalicense um total de 4.996 pessoas ao serviço, 39 empresas, 1061 milhões de euros em volume de negócios, 905 milhões de exportações e 488 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto. O sector automóvel assegura, assim, quase metade do total das exportações locais (1900 milhões de euros) e representa 22% do volume de negócios total do concelho (4800 milhões de euros).

Espanha é o principal mercado de destino dos bens transaccionados, ostentando a Continental Mabor o título de principal exportador do Norte – e quarto nacional –, mas outros players de referência formam um cluster local com forte impacto na economia nacional, com destaque para a TMG Automotive, a Coindu, a Olbo&Mehler, o Grupo Celoplás, a Tesco, a Vishay e a Injex.

Partilhar