08 Março 2019
Indústria

T

Famalicão explica às PME como se podem financiar para crescer

Explicar às PME como se podem financiar para crescer é o objectivo do encontro que tem lugar em Famalicão na próxima terça-feira, dia 12 de Março. A têxtil João & Feliciano, especialista em fios tintos e dedicada à concepção e comercialização de tecidos de camisaria de alta qualidade, é um dos casos em análise.

São pequenas e médias empresas, mas querem crescer. Dependem de capital para o conseguir, pelo que garantir acesso a financiamento é fulcral. A banca é a fonte primordial, mas não tem de ser a única. É isso, diz a Câmara de Famalicão, que o Finance for Growth, iniciativa da AEP – Associação Empresarial de Portugal e da AIP – Associação Industrial Portuguesa, pretende explicar aos empresários. A sessão vai decorrer no auditório da Fundação Cupertino de Miranda (10h/14h) e as inscrições podem ser feitas em www.financeforgrowth.org.pt.

Entre os oradores estarão presentes o Vice-Presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, o Diretor Central de Marketing e Empresas da CGD, Armando Santos, a Presidente da Euronext Lisboa, Isabel Ucha, o Presidente da Comissão Executiva do IDF, Henrique Cruz.

É na roundtable sobre estratégia, inovação e financiamento que Ricarddos Santos expões a estratégia da João & Feliciano, tal como a Partteam e Caixiave, outras empresas do concelho.

Aumentar a competitividade, a inovação e a internacionalização, e também ajudar as empresas a comunicarem de forma mais transparente o seu modelo de negócio é o principal objetivo. Como o financiamento é essencial, o Finance for Growth pretende otimizar a estrutura de capitais das sociedades e sensibilizar as para novas formas de financiamento.

Para além da sessão de 12 de março, está previsto para Vila Nova de Famalicão um conjunto de duas dezenas de sessões coletivas de informação e sensibilização com Foco em estratégia, inovação e opções de financiamento no ciclo de vida da empresa.

O projeto Finance for Growth, é uma iniciativa lançada em 2018 pela AEP e pela AIP, cofinanciado pelo Compete 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e contando para a sua execução com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e da Euronext, no âmbito do programa Capitalizar.

Partilhar