07 Janeiro 2019
INE

T

Famalicão consolida posição no pódio das exportações

O concelho de Famalicão é mais exportador da região Norte e terceiro a nível nacional, um ranking já conhecido mas que é agora reforçado com a recente publicação da edição 2017 dos Anuários Estatísticos Regionais por parte do Instituto Nacional de Estatística (INE). O documento mostra que Vila Nova de Famalicão por si só assegura 3,6 por cento das exportações nacionais.

Um desempenho que conta com forte contributo da indústria têxtil, como destaca o município em nota divulgada sobre a matéria. “Para estes resultados contribui um vasto universo de empresas multifacetado, com particular incidência no têxtil – a cidade assume-se mesmo com a Cidade Têxtil de Portugal em virtude de um cluster completo existente no território -, no agroalimentar e na metalomecânica”, destaca a nota.

“Com um volume total de exportações colado aos dois mil milhões de euros (1.998,077), e um volume de importações ligeiramente superior a mil milhões (1.156,366), o município famalicense mantém a proeza de exportar muito mais do que aquilo que importa o que mantêm também neste índice no pódio dos municípios com a balança comercial mais favorável do país”, nota ainda o município, destacando também o seu desempenho exportador no contexto regional.

Comparando com os números totais dos oito municípios da NUTIII Ave, “o município famalicense assegura praticamente metade das exportações globais desta sub-região estatística portuguesa”, refere a nota.

Para o presidente da câmara, Paulo Cunha, “o crescimento constante ao longo dos anos, aponta para um força económica perfeitamente solidificada e em inovação constante” e mostra-se, por isso, “muito orgulhoso do tecido empresarial e dos recursos humanos que o território empresta às empresas e as faz alavancar para estes registos fantásticos”.

O município destaca ainda que “entre 2012 e 2017 as exportações famalicenses subiram todos os anos, representando um crescimento global de 27,5 por cento”.

A fechar, a nota refere que no concelho estão sediadas “algumas das maiores e mais conceituadas empresas a produzir em Portugal, como a incontornável Continental Mabor – a 4.ª empresa mais exportadora do país, a ROQ – empresa mais rentável entre as produtoras de bens – a Têxtil Manuel Gonçalves, a Coindu, a Leica, a AMOB, a Riopele, a Primor, a Porminho, a Aco Shoes, a Salsa, a Olbo & Mehler, o grupo RNM e a Tiffosi, entre tantas outras”.

Partilhar