11 setembro 17
Empreendedorismo

T

Falta de mão de obra preocupa presidente da ANJE

A escassez  de mão de obra para projectos industriais é o tema principal da entrevista que o presidente da ANJE deu ao Expresso e foi publicada na edição de sábado do semanário com o  titulo “Há quem queira investir em fazer fábricas e não tem trabalhadores”.

“Há regiões na zona Norte onde a taxa de desemprego é baixa e onde os empresários  têm dificuldade em recrutar. Há quem queira investir a fazer fábricas, mas não tem trabalhadores para abrir portas”, denuncia Adelino Costa Matos.

A falta de recursos humanos especializados é, para o presidente da ANJE, uma questão critica, que “tem de ser pensada dez anos à frente”, apresentando desde já algumas sugestões:

“É preciso revitalizar os centros de formação profissional de forma a direccionar os jovens sem formação universitária para os setores tradicionais, porque o estigma dos baixos salários está a acabar”.

Presidente da ASM Industries, Adelino Matos chama a atenção para o facto de ser necessário apoiar o nascimento de empresas nos setores tradicionais: “Além das startups tecnológicas, é preciso apoiar startups de estores tradicionais, como o têxtil, o calçado, o turismo, os moldes ou a metalomecânica. É preciso acarinhar empresas que dinamizam a economia e sustentam a balança comercial do país”.

Clicar aqui para ler a entrevista na integra.

Partilhar