12 abril 19
Economia circular

T

Fábrica Valerius 360 arranca em setembro em Mindelo

A fábrica Valerius 360 – peça fundamental do projeto de economia circular do grupo  liderado por José Manuel Vilas Boas Ferreira – deverá estar operacional entre setembro e outubro do corrente ano.

A nova unidade empregará 80 pessoas e ficará localizada em Mindelo, Vila do Conde. O projecto 360 do grupo Valerius tem um orçamento global de 20 milhões de euros.

“Desde setembro que temos uma equipa focada só no aperfeiçoamento deste processo, que anda a fazer ensaios entre a Alemanha, França e Suíça. Estão a testar quais são as lâminas ideais para as máquinas de triturar, se com ângulo de 90º ou 65º graus. A perceber como vamos montar o sistema de fiação e como vamos fazer a tecelagem – porque um fio reciclado não pode andar à mesma velocidade de um fio tradicional”, explica o presidente do grupo Valerius. 

José Manuel Vilas Boas Ferreira tem metas bem definidas e escaladas no tempo. Em setembro, quer ter já peças recicladas na coleção. E cada ano que passe, espera  aumentar em 25% as vendas de reciclados.

“Sabemos perfeitamente o que andamos a fazer. Em 2017, quando começámos o projeto 360, toda a gente dizia que era muito interessante, mas no fundo achava-o meio absurdo. Agora já todos perceberam que este é o caminho e se trata de um projeto disruptivo, que tem de acontecer”, acrescenta Vilas Boas Ferreira.

O presidente do grupo Valerius encara o projeto 350 como um legado: “no fim da grande viagem que é este projecto espero deixar um legado – o de ter possibilitado que Portugal passe a ser produtor de matérias primas para a indústria têxtil”. 

Partilhar