23 Julho 19
Residência
Artística

T

Fábrica de Santo Thyrso recebe designers internacionais

São ao todo sete jovens designers – três da Polónia, um do Reino Unido e três de Portugal – que por estes dias estão em residência artística na Fábrica de Santo Thyrso no âmbito do projeto CREATEX- Textile Heritage Inspiring Creatives, que tem como objetivo promover a herança têxtil como fonte de inspiração para a criação artística contemporânea.

Durante a residência, os designers terão como tarefa o desenvolvimento de uma mini-coleção de moda, que se dará a conhecer posteriormente numa exposição itinerante pelos parceiros do CREATEX.

Estão também marcadas visitas de estudo a empresas têxteis e ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, assim como o intercâmbio de conhecimentos com os projetos instalados na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso e a participação em workshops.

Para Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, esta iniciativa é mais um passo na dinamização da Fábrica de Santo Thyrso “ um espaço de inovação, partilha e criatividade que possa projetar o Município num sector em que tem grande tradição”, explica.

Ainda no âmbito do CREATEX, terá lugar uma residência criativa na Academia Nórdica de Têxteis, localizada na cidade de Boras, na Suécia, que será frequentada pelos três designers portugueses. O programa inclui visitas de estudo a empresas têxteis, a museus de arte e a museus têxteis na área envolvente.

Além do Município de Santo Tirso, este projeto conta a participação do Museu de Tecido de Prato (Itália), da Academia de Belas Artes de Lodz (Polónia), do Município de Gironella (Espanha) e da Academia Nórdica de Têxteis (Suécia).

Partilhar