7 abril 2017
Investimento

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FModa numa casa nova em Brito por dois milhões de euros

A FModa está a investir dois milhões de euros num novo pavilhão, com cinco mil metros quadrados, na zona industrial de Brito, em Guimarães, para onde se mudará até ao final do corrente ano.

A empresa tem a actividade dispersa por dois pavilhões, um com mil metros quadrados, onde está a expedição, e outro com 1 500 m2, onde funcionam os restantes serviços.

A casa nova, que fica ao fundo da rua (avenida das Indústrias) onde bate actualmente o coração da FModa, permitirá não só concentrar e racionalizar os processos mas também aumentar a capacidade de corte – até agora assegurada por duas mesas.

Fundada em 2001 por Fernanda Oliveira (uma empresária nascida em Fafe que tem 55 anos de idade e 35 de ITV ), a F Moda subcontrata a produção mas faz inhouse o desenho, o corte e o desenvolvimento das amostras – e também assegura o controlo de todo o processo bem como a distribuição.       

As diversas marcas do grupo Inditex, o primeiro cliente da FModa (“Os comerciais com que começámos a trabalhar são directores”, nota Joana Marinho, directora-geral), garantem-lhe bem mais de metade do seu volume de negócios, que em 2016 atingiu os 30 milhões de euros, mais um milhão que no exercício de 2015.

A facturação da empresa deu um grande salto, na ordem dos cinco milhões de euros, entre 2014 e 2015, na sequência da decisão de começar a colocar produção de confecção em Marrocos, para ser competitiva em preços nos modelos mais básicos.

As perspectivas de futuro são optimistas, até porque já é claro que as grandes marcas estão a fugir da Ásia, por razões de qualidade e de prazos de entrega. Acresce que face ao grande crescimento do seu mercado doméstico e da subida do poder de compra na China, a indústria têxtil local já não se sente tão pressionada a exportar para escoar a sua produção.

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