09 abril 19
INE

T

Exportações têxteis e vestuário mantêm crescimento

As exportações de têxteis de vestuário portuguesas cresceram 1,1% face a igual período do ano transato, com as importações a registarem novo aumento exponencial de 13,1%, com especial destaque para o vestuário de tecido e malha, que cresceu 16% face aos dois primeiros meses de 2018, indiciando um bom momento no consumo interno no mercado português.

Os dados, coligidos pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) com base nos valores apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), informam ainda que, nas exportações, o subsetor mais dinâmico foi o dos ‘Têxteis’, que cresceu 3,2%, seguido do ‘Vestuário’ com 0,4% (com destaque para o vestuário de malha com 1,3%) e dos ‘Têxteis-Lar’ e outros artigos têxteis confecionados com 0,2%.

No período em análise, o saldo da balança comercial deste setor foi de 128,3 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 117%.

Dados discriminados sobre os mercados de destino e origem do comércio internacional da ITV portuguesa não estavam ainda disponíveis no INE à hora deste reporte, pelo que deles se dará nota quando o instituto os disponibilizar.

 

Exportacoes_Fev

Partilhar