08 maio 20
INE

T

Exportações têxteis de Março refletem impacto da pandemia

Depois de os números de fevereiro terem começado a dar os primeiros sinais, os dados das exportações têxteis referentes ao mês de março confirmam já o impacto da crise que impôs o bloqueio generalizado ao comércio e actividades produtivas. Os dados do INE, tratados pela ATP e agora divulgados, mostram que as exportações de têxteis e vestuário registaram no mês de março uma quebra de cerca de 19%, quando comparadas com o mesmo período do ano anterior.

“Em termos cumulativos, o 1.º trimestre termina com uma quebra de 6,4%, e um valor exportado de 1.277 milhões de euros”, explica a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal em nota subscrita pelo residente Mário Jorge Machado, destacando que  entre todos os capítulos da secção dos Têxteis e Vestuário  se registam, no entanto três exceções.

São elas as que dizem respeito às pastas, feltros e artigos de cordoaria – aumento de 6,3 milhões de euros (8,4%); matérias primas de algodão, incluindo fios e tecidos – aumento de 2,3 milhões de euros (5,8%); e matérias primas de outras fibras têxteis vegetais, incluindo fios e tecidos – aumento de 268 mil euros (10,7%).

“Em termos globais, o vestuário foi a categoria de produtos com pior desempenho, registando uma quebra de 66 milhões de euros, ou seja, – 8,1%”, refere a nota, acrescentando que “quer as exportações extracomunitárias, quer as intracomunitárias, registaram quebras a rondar os 6,5%”. Espanha (-11,1% e menos 45,2 milhões de euros), França (-5,6% e menos 10,5 milhões de euros), Reino Unido (-9% e menos 9,3 milhões de euros) e Itália (-7,2% e menos 6 milhões de euros) são os destinos com maior impacto

Mesmo assim, ainda há destinos de exportação a contrariar a tendência: os EUA (mais 4,6 milhões de euros/5,4%), Suíça e a Bélgica, ambos com um acréscimo a rondar os 2,5 milhões de euros.

Na mesma linha de contração, também as importações de têxteis e vestuário caíram em março cerca de 20%, quando comparadas com março de 2019. No 1.º trimestre, Portugal importou 1.013 milhões de euros, -10% do que em igual período do ano transato.

A Balança Comercial dos Têxteis e Vestuário, no 1.º trimestre de 2020 registou um saldo de 264 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 126%.

 

Exportacoes_Abril2020

 

Partilhar