12 MARÇO 2019
INE

T

Exportações para Espanha voltam a crescer

Num contexto geral de abrandamento, as exportações têxteis mantêm um registo de crescimento e atingiram em Janeiro de 2019 o valor de 444 milhões de euros, um crescimento de 1,5% face ao mesmo mês de 2018. O destaque vai para o crescimento das vendas para Espanha, invertendo a tendência dos últimos meses.

Segundo os dados do INE agora divulgados e tratados pela ATP, Espanha continua a liderar o ranking dos principais destinos com uma quota de 28,2%. “Contrariamente ao registado nos últimos meses, este mercado assinalou um crescimento de 4,2%, ou seja, mais 5 milhões de euros face a janeiro de 2018”, destaca o comunicado assinado pelo presidente da ATP, Paulo Melo, notando ainda que “estes valores colocaram novamente a Espanha como o destino com maior crescimento absoluto nas exportações da ITV”.

No geral, as exportações de matérias têxteis registaram um crescimento de 2,2%, seguindo-se do vestuário com 1,6%. Os têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados tiveram um crescimento nulo neste período.

A seguir ao mercado espanhol, os EUA foram o segundo destino que mais cresceu, com um aumento absoluto de cerca de 3 milhões de euros (correspondendo a uma taxa de crescimento de 10,7%) e passou a representar 7% do total das exportações deste setor. A Itália manteve a forte dinâmica de crescimento que já havia dado sinal ao longo de todo o ano de 2018.

No período em análise, o saldo da balança comercial do setor foi de 32,8 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 108%, mas que representa uma degradação deste indicador face a 2018 na ordem dos 64%.

exportacoes_Jan

Partilhar