9 Novembro 2017
INE

T

Exportações do setor têxtil a caminho do recorde absoluto

As exportações têxteis chegaram aos 3.930 milhões de euros no final de Setembro e a ATP estima que o ano vai fechar acima dos 5,2 mil milhões, atingindo assim o valor mais alto de sempre do setor nas vendas ao exterior. Os números que acabam se ser divulgados indicam um crescimento 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados, tratados pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal com base no quadro das estatísticas do INE hoje conhecido, indicam que “nos primeiros 9 meses de 2017, as exportações de matérias têxteis estiveram mais dinâmicas, registando um crescimento de 7%. As exportações de vestuário aumentaram 3% e as de têxteis para o lar 1%”, indica o comunicado assinado pelo presidente da ATP, Paulo Melo.

Por destinos, Espanha continua a liderar o ranking dos principais clientes da ITV nacional com uma fatia de 34% das exportações e um crescimento moderado (1%). França, os EUA e a Itália foram os destinos que mais cresceram em termos absolutos, tendo registado um acréscimo de 28 milhões de euros, 25 milhões de euros e 22 milhões de euros, respetivamente.

Para além dos EUA, é destacado também o desempenho das exportações para outros destinos fora da EU como Angola (mais 13,6 milhões de euros e 61% de crescimento), Brasil (mais 5 milhões/69%) e China (mais 4 milhões/20%).

No período em análise, o saldo da balança comercial deste o setor foi de 870 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 128%.

Partilhar