10 fevereiro 20
INE

T

Exportações de têxteis e vestuário desaceleram em 2019

Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o ano de 2019 fechou com uma ligeira queda das exportações de têxteis e vestuário de cerca de menos 1%. No total, o setor exportou 5.259 milhões de euros, dos quais 60% representam artigos de vestuário, 26% são matérias-primas têxteis, incluindo fios, tecidos e têxteis técnicos, enquanto 14% dizem respeito a têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados.

Mesmo assim, é de assinalar que alguns importantes mercados estão em crescimento, como é o caso mais evidente dos Estados Unidos – que contribuiu positivamente para a manutenção da balança comercial em terreno positivo.

O vestuário em malha foi a categoria de produtos que registou a maior quebra (menos 50 milhões de euros,o equivalente a menos 2,3%), seguindo-se os outros artigos têxteis confecionados, onde se incluem os têxteis para o lar (com menos 19 milhões de euros exportados, ou menos 2,8%) e as matérias-primas de algodão (menos 12 milhões de euros, menos 7%).

Mas outros produtos tiveram desempenhos a assinalar. É o caso do vestuário em tecido, que aumentou as suas exportações 2,5% (com um acréscimo de 24 milhões de euros) e as pastas, feltros e artigos de cordoaria, com mais 9,4% (acréscimo de 22 milhões de euros).

Em termos de destinos, destaque para o crescimento das exportações verificado nos Estados Unidos e em França (acréscimo de 17 milhões de euros), bem como na Turquia, para onde o setor exportou mais 11 milhões de euros (mais 47,4%). Também o Canadá tem estado a importar mais produtos portugueses (acréscimo de 6 milhões de euros, ou seja mais 12%).

Para Espanha, as exportações foram de menos 73 milhões de euros (um decréscimo de 4,3%) e para a Alemanha menos 14 milhões de euros (menos 3%), tendo estes sido os destinos com maiores quedas em termos absolutos.

Pelo contrário, as importações de têxteis e vestuário aumentaram 3,6% em 2019, sobretudo devido à importação de vestuário que representa 53% do valor importado e que aumentou 7,6% (ou seja, mais 168 milhões de euros). O valor total das importações de têxteis e vestuário foi de 4.476 milhões de euros.

A balança comercial dos têxteis e vestuário ficou com um saldo de 784 milhões de euros, em 2019, e com uma taxa de cobertura de 118%.

Partilhar