10 Setembro 2019
INE

T

Exportações de têxteis crescem 8% para fora da UE

As exportações de têxteis e vestuário até julho de 2018 ascenderam a 3.233 milhões de euros, um valor superior em 2,4% face ao registado no mesmo período de 2017, com destaque para o crescimento de quase 8% nas vendas para os países extra comunitários.

Segundo os dados do INE agora divulgados e analisados pela ATP – Associão Têxtil e Vestuário de Portugal, as exportações de matérias-primas cresceram cerca de 5%, o vestuário 1% e os têxteis para o lar e outros artigos têxteis confecionados 4%.

Por países, destaque para o crescimento das exportações para Itália, com um crescimento absoluto de quase 49 milhões de euros (+33%), assim com para a Holanda, com um acréscimo de cerca de 19 milhões de euros (+16%) e para a China (mais 17 milhões de euros exportados face ao período homólogo de 2017, correspondendo a uma taxa de crescimento de 79%).

No que respeita às vendas para os destinos fora da União Europeia, além da China, destaque também para o crescimento verificado nos EUA (+5%), Suíça (+25%) e para a Antiga República Jugoslava da Macedónia (+92%).

Espanha continua a ser o nosso principal cliente (31%) mas também o destino que regista a maior queda (-5%, equivalente a uma queda de 48 milhões de euros), seguida do Reino Unido, para onde exportámos menos 13 milhões de euros, entre janeiro e julho.

O saldo da Balança Comercial dos Têxteis e Vestuário ascendeu a 754 milhões de euros, equivalente a uma taxa de cobertura de 130%.

Principais destinos das exportações têxteis portuguesas:

exporta2

Partilhar