11 Dezembro 2017
Balança comercial

T

Exportações continuam com curva positiva em Outubro

8,9% foi o aumento que se registou no passado mês de Outubro, relativamente ao mês homólogo de 2016, das exportações da indústria têxtil e vestuário portuguesas. Este crescimento relativo apenas é ultrapassado pelo verificado em Março deste ano (18%).

No que diz respeito aos primeiros 10 meses do ano em termos homólogos, as exportações cresceram 4,4% para o mesmo período de 2016, alcançando praticamente os 4,4 mil milhões de euros e mantendo assim, a trajetória de crescimento verificada, ao longo de todo o ano.

O crescimento verificou-se também em todas as categorias de produtos, com as exportações de matérias têxteis a aumentar 8,6%, as de vestuário 3,3% e as de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados 1,4 %.

Os destinos que mais cresceram foram os EUA (acréscimo de 38,2 milhões de euros, com uma taxa de crescimento de 17,5%), a França (aumentou 33,5 milhões de euros, evoluindo 6,5%) e a Itália (aumento de 24 milhões de euros – crescimento de 13,6%).

O saldo da balança comercial dos têxteis e vestuário, neste período, ascendeu a 962 milhões de euros, aproximando-se dos mil milhões de euros, um dos melhores resultados apresentados entre as atividades exportadoras da economia portuguesa.

Partilhar