10 Julho 2018
ITV

T

Exportações aumentaram 2,2% em cinco meses

As exportações da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) portuguesa registaram, nos primeiros cinco meses do ano, um crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, destacando-se as matérias têxteis com um crescimento de 2,8%, de acordo com dados do INE tratados pela ATP.

Já só em relação ao mês de Maio, as exportações da ITV portuguesa cresceram 4% comparativamente com Abril, o qual tinha registado um salto de 12,5%.

O valor total das exportações de Maio atingiu os 453.093 euros, enquanto no mês anterior tinha sido de 434.854 euros. Nos cinco primeiros meses do ano, as exportações de têxteis (excepto têxteis lar), vestuário, e têxteis lar e outros artigos têxteis confeccionados atingiram 2.250.308 euros, o que representa comparativamente com o período homólogo do ano passado um aumento de 2,2%.

Em termos de categorias de produtos, para além as exportações de matérias têxteis já referidas, o vestuário registou um crescimento de 2,2% e as de têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados 0,7 %.

Itália destaca-se como o cliente que mais cresceu, neste período, em termos absolutos, registando um valor de praticamente 34 milhões de euros, ao que corresponde uma evolução percentual de 33%. A Itália ao reforçar o seu crescimento acaba por compensar algumas diminuições registadas em mercados importantes como a Espanha e os Estados Unidos que registaram ambos, quebras na ordem dos 4%.

Para além da Itália, também a França (com um acréscimo de 13 milhões de euros, com uma taxa de crescimento de 4,5%) e os Países Baixos (com um acréscimo de 9,4 milhões de euros, com uma taxa de crescimento de 11,6%) registaram um bom desempenho. Fora de Europa, podemos destacar a China aumentou 7,8 milhões de euros, o que significou uma evolução de 53,9% em termos relativos.

O saldo da balança comercial dos têxteis e vestuário, neste período, ascendeu a 526 milhões de euros.

 

 

Partilhar