18 março 21
Competitividade

T

Euratex propõe à UE um Pacto Para as Competências

O presidente da Euratex, Alberto Paccanelli, pediu apoio à Comissão Europeia para aumentar as atividades de requalificação e formação e atração das gerações mais jovens para o sector. Um Pacto Para as Competências, que passe pelo apoio financeiro e de gestão às PME na transformação digital.

A proposta da associação europeia do sector têxtil foi avançada durante um encontro com os comissários europeus Thierry Breton e Nicolas Schmit, onde Piccanelli sublinhou que enfrentar os desafios das competências será uma condição essencial para fazer uma transição bem-sucedida no setor: o envelhecimento da força de trabalho, as dificuldades de atração de jovens talentos e a necessidade de novas habilitações relacionadas com a digitalização e produção sustentável, são os grandes desafios.

Nos últimos anos, a digitalização, a sustentabilidade e outras tendências atuais induziram a exigência de novas competências – num sector que, por outro lado, sofre com o envelhecimento da força de trabalho (35% dos atuais trabalhadores da indústria têxtil e do vestuário têm mais de 50 anos). A pandemia COVID-19 acelerou significativamente essas tendências e criou novos desafios, refere o Euratex.

Estas questões foram apresentadas aos comissários Europeus Nicolas Schmit e Thierry Breton durante uma ‘Mesa-redonda sobre o Pacto Para as Competências’. Vários representantes da indústria explicaram que estas caraterísticas afetam não apenas a força de trabalho das empresas da União, mas, de forma mais ampla, a competitividade da indústria. Assim, um Pacto para as Competências pode induzir a estrutura adequada para o desenvolvimento de um novo posicionamento.

A iniciativa Pacto Para as Competências pode ser parte da solução, se implementar: o apoio financeiro e de gestão às PME na transformação digital; a indução da melhoria das competências dos trabalhadores do sector nas áreas digital e de sustentabilidade (inovação de processos e novos modelos de negócios; a melhoria da atratividade do sector; e fomentar colaborações intersectoriais.

Partilhar