15 Abril 19
Moda

António Moreira Gonçalves

Estudante da UBI vence concurso da Nike

Ana Rita Oliveira, aluna da licenciatura de Design de Moda da UBI, é a grande vencedora do “Nike Air Max 720 Design Concept”, um concurso lançado pela marca norte-americana a todas as escolas de artes e design do país. A jovem estudante destacou-se pela sua reinterpretação arrojada de uma sapatilha Nike e conquistou o ingresso num novo curso de design.

“Nunca imaginei que pudesse realmente ganhar. Quando o concurso nos foi apresentado, ainda estive vai não vai para participar,  mas acabei por me inscrever apenas pela experiência” confessa Ana Rita Oliveira, aluna do 2º ano em Design de Moda na Universidade da Beira Interior. O desafio lançado pela Nike consistia em reinventar e customizar as sapatilhas Air Max 720 e Ana acabaria por vencer toda a concorrência ao apresentar o projecto “Marble”, uma sapatilha com uma sola de mármore e fragmentos de quartzo.

O projecto destacou-se pela forma como uniu conceitos opostos, ao conjugar o estilo desportivo da marca, com uma matéria-prima normalmente associada a ambientes de luxo. “Pensei em transformar algo do dia-a-dia num objeto que desse nas vistas, num objeto de luxo, e lembrei-me de utilizar um material muito ligado à joalharia, como o quartzo” explica a jovem estudante de design.

Para além de ter recebido um par de sapatilhas e outros produtos da Nike, Ana Rita Oliveira garantiu o financiamento para um futuro curso de Design, que provavelmente será na área do calçado. “Como já estou a fazer formação na área do design de moda, será bom vir a complementar com um curso mais orientado para o calçado”, afirma a estudante.

A entrega do prémio teve lugar a 26 de Março, na loja da Nike, no Chiado, Lisboa, onde estiveram expostos os 10 projectos finalistas. Para além da vencedora, entre os finalistas estavam  ainda outros três alunos da Licenciatura em Design de Moda da UBI: Patrícia Alves Cruz, Francisco Diegues e Lícia Silva.

Partilhar