12 Julho 2018
I&D

T

Especialistas de todo o mundo reunidos no CITEVE

Especialistas e investigadores dos quatro cantos do mundo ligados ao têxtil e à moda estão hoje reunidos no CITEVE para debater o futuro do sector. É a conferência “Fashion and Technology Forward” (Moda e Tecnologia que aí vem, em tradução livre), uma iniciativa anual com origem em universidades da Coreia que reúne também especialistas da Itália, EUA, China, Japão, Filipinas, Mongólia e Taiwan, além dos portugueses.

Trata-se da conferência anual da SFTI (Society of Fashion & Textiles Industrie), uma das mais importantes organizações profissionais e académicas da Coreia do Sul, que tem por hábito viajar pelas várias geografias para realizar o evento em locais da maior relevância para o sector do têxtil e da Moda. A par da conferência, para a qual são convidados proeminentes especialistas e académicos de vários países, decorre também no átrio do CITEVE uma mostra tecnológica com a sugestiva designação “ Now Green” (agora verde).

Com abertura ao meio da manhã, seguiram-se as apresentações principais a cargo do professor Chang Kyu Park, da Universidade Konkuk, da Coreia, sobre “A 4ª Revolução Industrial no Sector da Moda”, e do director-geral do CITEVE, Braz Costa, sobre “A Vertente Tecnológica da Indústria Portuguesa do Têxtil e Moda”.

Ao início da tarde tem lugar uma sessão académica, com apresentações de investigadores da Coreia e de Taiwan e ainda de Gilda Santos (CITEVE) e João Gomes (CeNTI), seguindo-se novo debate e uma visita às instalações do CITEVE guiada pelo seu director-geral.

Amanhã, os participantes fazem uma visita à fábrica da Riopele, de manhã, prevendo o programa para a tarde diversos contactos com departamentos ligados ao negócio e indústria da Moda. O encontro teve início já na terça-feira, com uma deslocação dos participantes às instalações da Inditex, na Galiza.

Partilhar