09 Outubro 2017
Modtissimo 50

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Espanha só vê razões para festejar no têxtil em Portugal

“Está que se sale”, diz a revista espanhola Pinker Moda sobre o sector nacional da ITV. Ou seja, o têxtil português está na linha da frente, em alta ou mesmo a bombar, consoante o estilo de linguagem que se queira utilizar. A conclusão daquela Revista Profissional do Têxtil e da Moda do país vizinho decorre da passagem pelo Modtissimo, a mostra da fileira têxtil que teve a sua 50ª edição na quarta e quinta-feira passadas. Espanha é o principal cliente do têxtil português absorvendo cerca de 34% das exportações.

“Modtissimo está em festa… e com razão”, é o título escolhido pelo jornalista que esteve no Porto e começa por apontar os números que dão conta do excelente desempenho da indústria portuguesa do têxtil e da confecção no ano passado. “As últimas estatísticas explicam tudo”, diz, acrescentando que “são números muito positivos, mas a indústria portuguesa é ambiciosa e quer mais”, apontando para um horizonte do ano 20130. “O cluster industrial da confecção e têxtil de Portugal quer converter-se no líder mundial de mercados de nicho e de valor”, adianta, citando o director geral da ATP, Paulo Vaz.

A par dos números, o artigo destaca o processo de renovação da ITV portuguesa – “que parou a destruição de emprego e começou a criar novos postos de trabalho qualificados”  – e avança com as previsões para 2017 que corroboram essa recuperação. “Nos primeiros sete meses as exportações cresceram 4%, continuando a confecção a concentrar o grosso dessas exportações, com 60% do valor total”. E cita, mais uma vez, o director geral da ATP: “Passamos de competir pelo preço a competir em valor, diferenciando-nos através do design, da moda, da inovação tecnológica e sofisticação do serviço. Deixamos de ser passivos gestores de ordens e passamos a activos vendedores de soluções (…) e passamos de ter negócios desorganizados e individualista a ter orientação estratégica que  permite focalizarmo-nos na reindustrialização, na inovação e exportação.

A propósito da inovação, o artigo sublinha a colocação estratégica do Citeve e da iTech Style logo na entrada do certame. “O primeiro contacto com o melhor do sector têxtil português, de passagem obrigatória para todos os compradores que visitavam a feira, pois estava logo na entrada e com uma distribuição que obrigava a passar por toda a exposição antes de chegar à exposição comercial. A maioria dos tecidos expostos são tecnológicos e ecológicos, propriedades que se estão a converter na carta de apresentação das principais empresas e tecidos de Portugal”.

Na passagem pelos expositores o jornalista concluiu também pelo protagonismo de “tecidos com alto nível tecnológico, uma qualidade impecável e uma aposta na sustentabilidade”, citando contactos com os produtos das empresas LMA e Tintex, no caso dos tecidos, e Daly Day, Cristina Barros e Pé de Chumbo, no sector da moda.

Pode ler o artigo completo em: http://www.pinkermoda.com/modtissimo-esta-de-fiesta-y-con-razon/

 

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