19 junho 19
Comércio

T

Espanha contra cedências à indústria do Magreb

O têxtil espanhol entrou no lobby que em Bruxelas quer manter a denominação de origem no acordo pan-euro-mediterrânico: o presidente do Conselho Intertextil Espanhol (CIE), Càndid Penalba, reuniu-se com altos funcionários da Comissão Europeia que estão a negociar o acordo de livre comércio.

Aquele responsável transmitiu à equipa técnica a importância para o setor que seja mantida a atual regulamentação que exige duas transformações industriais substanciais para a obtenção das vantagens tarifárias nos países da União Europeia.

Essa questão é uma das principais armadilhas do pacto, que começou a ser negociado há uma década e continua longe de um acordo. Marrocos e Tunísia, com uma forte indústria do vestuário, pretendem passar das duas transformações industriais para apenas uma para conseguirem a tarifa zero.

“Os negociadores receberam em primeira mão informações sobre a importância deste setor na economia e o impacto que implicaria a alteração”, explicou Penalba – que se mostrou satisfeito com os resultados da reunião.

O empresário valenciano também interveio na assembleia da Euratex, onde pediu unidade na defesa do setor nas negociações do acordo de livre comércio da região pan-euro-mediterrânea.

Partilhar