09 abril 20
Retalho

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Espanha: comércio de vestuário desaba 70% em março

Não há memória – nem evidência matemática – de uma queda tão abrupta: em março, o comércio de vestuário caiu 70% no mercado espanhol, apesar de as lojas só terem fechado nas duas últimas semanas do mês.

Segundo dados provisórios da Associação Comercial de Têxteis, Acessórios e Couro (Acotex), incluída no Indicador de Comércio de Moda, que colige dados desde 2007, “com o fecho das lojas  as vendas são zero e no canal online são apenas residuais”, uma vez que “os consumidores não estão dispostos a comprar roupas que não poderão usar”.

Tal como sucede em toda a Europa, e não só, o setor “exige medidas urgentes e específicas”: “precisamos de liquidez e não de mais dívidas, e uma solução para o pagamento de alugueres comerciais que não podemos enfrentar enquanto tivermos as lojas fechadas”, conclui a associação.

Nos últimos dias, um grupo de mais de cem comerciantes organizou-se para abordar posições na negociação com os proprietários das instalações que ocupam. Vips, Mango, Adolfo Domínguez ou El Ganso são algumas das empresas que abriram conversações com os proprietários dos shopping na tentativa de encontrarem uma solução comum. Para já, esta afigura-se como a única solução para manter as lojas – mesmo que estas continuem fechadas.

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