12 Novembro 2018
Diversificação

T

Endutex investe 2,75 milhões no centro de Guimarães

Com bases sólidas na produção de vestuário técnico e na impressão digital, o grupo Endutex tem vindo a diversificar a sua actividade para os sectores do imobiliário e da hotelaria. A última novidade é a aquisição do Monte Cavalinho, um terreno com 110 mil m2 no centro de Guimarães e um projecto urbanístico para construção de cerca de 300 habitações.

O terreno foi comprado por 2,75 milhões de euros, em hasta pública, e está enquadrado por um plano de ordenamento já definido Câmara de Guimarães, com o qual o conhecido grupo têxtil reforça a sua aposta no sector imobiliário.

Liderado por Vítor Abreu (foto) e com centro de gravidade em Vizela, o grupo Endutex emprega 630 pessoas e faz um volume de negócios que no seu conjunto anda numa facturação na ordem dos três dígitos, com empresas industriais em Portugal (Revestimentos, Acabamentos de Malhas) e fábricas no Brasil (Rio Grande do Sul) e em Espanha (Barcelona).

No sector imobiliário tem o District Offices and Lifestyle, no centro do Porto (na Batalha), comprou em meados do ano passado a Torre Oeiras (7 milhões de euros), e gere dois parques industriais (Baiona e Vimaranes), a que junta agora o projecto urbanístico do Monte Cavalinho.

No final da hasta pública, André Ferreira, da administração da Endutex, apontou para uma oferta de habitação dirigida à classe média. “ Nesta fase o que está a ser feito em Guimarães é para um público-alvo que tem muito dinheiro. Há muita gente, classe média, que quer comprar, que não tem uma oferta que lhe seja dedicada, mas temos um horizonte de três anos para garantir o loteamento, só nessa altura vamos definir tipologias”, disse aos jornalistas no final da hasta publica realizada na última sexta-feira.

No sector hoteleiro lançou a cadeia de hotéis Moov, contando já com três unidades de porta aberta (duas no Grande Porto e outra em Évora) em Portugal e uma no Brasil (Curitiba). O programa de investimentos de 34 milhões que aponta para a abertura de mais três hotéis em Lisboa (Fontes Pereira de Melo, Parque das Nações e Oeiras), e tem em andamento no Brasil outra unidade, na cidade de Porto Alegre, que deverá abrir portas no início de 2020.

Partilhar