23 Maio 2018
Expansão

T

Endutex está na Califórnia e sonha com armazém na East Coast

Investir num armazém nos Estados Unidos, provavelmente na costa leste, será o próximo movimento da ofensiva norte-americana da Endutex, que já tem um escritório em Orange County na Califórnia e é o único expositor português presente na 15ª edição da Techtextil North America, que foi ontem inaugurada no Georgia World Centre, em Atlanta.

Vestuário de proteção de arco voltaico, para quem trabalha com alta tensão, resistente às intempéries, à prova de chuva e de vento, é o produto estrela que o grupo português trouxe para a sua estreia nesta feira norte americana.

“Trata-se de workwear especialmente desenhado a pensar neste mercado, que cumpre todos os requisitos da legislação norte-americana”, explica Aníbal Figueira, Export Manager da Endutex (na foto com o distribuidor americano e uma cliente) .

Nos Estados Unidos,  a Endutex Revestimentos ainda faz apenas uma pequena parte do seu volume de negócios de 40 milhões de euros. Mas as perspetivas de crescimento são animadoras, esperando-se que as suas vendas neste mercado atinjam este ano o milhão de euros.

Com clientes espalhados por todo o país (designadamente em Nova Iorque, Indianapolis, etc), a Endutex estabeleceu a sua primeira base na Califórnia porque é deste estado um dos seus grandes clientes norte-americanos, que lhe compra ecrãs de projeção para cinema com cinco metros de largura.

“No seu essencial, nos Estados Unidos, temos vendido aos clientes finais, mas a partir de agora vamos também trabalhar com distribuidores”, diz Aníbal Figueira, acrescentando: “Estamos aqui com uma estratégia agressiva. Sabemos onde podemos crescer e vamos aumentar a nossa presença física neste mercado”.

Apesar da impressão digital ser a sua área mais forte, o grupo Endutex aposta muito no vestuário técnico para crescer nos EUA, o que parece ser um movimento acertado já que o primeiro dia da sua estreia na Techtextil correu bastante bem.

“Foi muito mais movimentado do que eu esperava, atendendo em que nas feiras nos Estados Unidos são, por norma, muitos mais calmas que as europeias”, relata o Export Manager da Endutex Revestimentos. “As pessoas que nos têm contactado sabem perfeitamente o que querem e procuram”, afirma Aníbal Figueira.

O grupo Endutex, que no seu conjunto anda numa faturação na ordem dos três dígitos, tem unidades industriais em Portugal, Brasil (Rio Grande do Sul) e Espanha (Barcelona), memo como  sucursais comerciais na Polónia, Hungria, Alemanha e República Checa – e também Madrid e São Paulo.

Partilhar