06 Setembro 2018
Feiras

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Em português é que Espanha se entende

A moda e o têxtil português marcam forte presença por estes dias na capital espanhola. É um batalhão do From Portugal com cerca de duas dezenas de marcas e empresas a representar a ITV nacional na Momad Metropolis, a feira que é um dos principais eventos de moda de Madrid.

E mesmo que os espanhóis sejam conhecidos por se fazerem ouvir em todo o lado, o português será seguramente uma das línguas mais faladas pelos corredores do certame, que decorre de sexta a domingo (7 a 9 de Setembro). Espanha é, como se sabe, o mais importante cliente da nossa ITV, e as marcas portuguesas prometem destacar-se pela novidade das colecções e qualidade dos seus artigos.

É o caso da Pé de Chumbo, que aposta n a apresentação simultânea de duas colecções: Outono/Inverno 18-19 e Primavera/Verão 19. O Mercado espanhol representa 15% das vendas anuais da marca, mas o objectivo é crescer “principalmente com os nossos actuais parceiros, mas também aumentar a carteira de clientes espanhóis”, comlo explica Sérgio Rosa, gestor da empresa.

É também recheada de novidades que a histórica SMF parte para Madrid. A nossa nova colecção combina materiais de qualidade com padrões atuais, sendo rematada com detalhes femininos já característicos da marca. Recheada de cores naturais e reconfortantes” adianta João Ramos, director comercial da empresa.

Com uma longa tradição de negócio e conhecimento recíproco, Espanha é tradicionalmente mais receptiva aos produtos made In Portugal e o mercado ideal para quem se lança na internacionalização “É importante para iniciar a exportação, nada melhor que começar num mercado perto de Portugal”, frisa Marta Villar, gerente e designer da BOW que também quer impressionar entre as mais de 750 marcas internacionais presentes na Momad.

Um propósito que é também partilhado por Carolina Bernardo, designer que está pela terceira vez no certame. A ideia passa por afirmar a marca com nome próprio: “Temos já uma reunião agendada com potencial distribuidor em Espanha e queremos também consolidar contactos feitos nas edições anteriores”, explica a designer.

A par da comitiva From Portugal, também a marca portuguesa Lion of Porches marca presença em lugar destacado do certame madrileno.

A presença das marcas e empresas portuguesas na Momad Metropolis decorre de mais uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no âmbito do projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Marcas e empresas da comitiva From Portugal:

B SIMPLE – BABASHDESIGN – BLACKSPIDER BY CRISTINABARROS – BOW – CAROLINA BERNARDO – CONCRETO – COTTON BROTHERS – CRISTINABARROS – GOA GOA – KALISSON | BAGORAZ | LE CABESTAN – KARLEK – KITESS – MALOKA | PAUL BRIAL | MELLEM – PÉ DE CHUMBO – SCRIPTA – SCUSI – SMF

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