27 março 20
Retalho

T

El Corte Inglées suspende 26 mil colaboradores

O grupo El Corte Inglés apresentou às autoridades espanholas o pedido de suspensão de contratos de trabalho para 26 mil trabalhadores. A empresa anunciou que se responsabiliza por completar os salários a 100% a todos os afectados.

O pedido de ERTE, o Expediente Temporal de Regulação de Emprego que equivale ao nosso lay-off, foi apresentado ao Ministério do Trabalho na última quarta-feira, dia 24 de março, abrangendo um total de 25.900 dos 90.000 colaboradores com que o gigante da distribuição e retalho conta em tida a Espanha.

O pedido é justificado por motivos de força maior “com o objectivo de conservar o emprego” decorrente do fecho de grande parte da sua rede comercial, da qual mantém apenas em funcionamento alguns dos supermercados (Hipercorte).

Em comunicado, o El Corte Inglés informou que avançará com um complemento que fará com que todos os trabalhadores afectados pela medida recebam o seu salário a 100%. O grupo adianta ainda que dos 25.900 trabalhadores, 2 mil são da cadeia de moda jovem Sfera, 1.900 da filial de viagens, e todos os restantes das lojas El Corte Inglés.

Em Espanha, são já mais de 1,5 milhões os trabalhadores abrangidos pelos ERTE, segundo dados da imprensa desta quinta-feira. Pertencem sobretudo aos grandes grupos de moda como H&M (6 mil), Tendam, que agrupa Cortefiel e Springfield (7 mil), Mango (4.778). Com mais de 1.500 lojas fechadas, o grupo Inditex já fez saber que avançará também para a suspensão de contratos de trabalho se a situação se prolongar para lá do dia 15 de Abril.

Partilhar