8 Maio 2017
Luxo

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É um saco do IKEA? Não, é Balenciaga

É impossível não reconhecer à distância os clássicos sacos azuis do IKEA – e a Balenciaga, pegando nesse reconhecimento, criou uma nova shopping bag inspirada nos conhecidos sacos Frakta da cadeia de mobiliário. A diferença? Os sacos do IKEA custam 50 cêntimos; o da Balenciaga 1.700 euros.

Já não é a primeira vez que o director criativo da marca francesa, o georgiano Demna Gvasalia, pega em ícones da cultura popular e os reinventa e utiliza como provocações. Três coisas são semelhantes em ambos os sacos: são feitos carregar compras, são azuis e grandes. Mas as diferenças também se fazem notar – para lá do preço na etiqueta, o material também é diferente: o saco do IKEA é feito de um plástico resistente enquanto que o Balenciaga é feito em pele.

A marca francesa apanha assim a recta final deste saco mundialmente conhecido, uma vez que os suecos do IKEA anunciaram que há um novo protótipo deste saco, mais amigo do ambiente, que deixará de ser azul e dará lugar ao castanho e ao preto e terá um design mais elegante.

Entretanto, a IKEA aproveitou a onda mediática para brincar com as comparações. Para que não restem dúvidas, os publicitários da cadeia sueca garantem que o saco azul de 50 cêntimos “é mesmo o original” e lançaram um “guia prático” de 4 pontos para o reconhecer:

1- Agitar; se ranger é o original;

2- Multifuncional; pode carregar um equipamento de hóquei, tijolos, ou até água.

3- Sujá-lo; um Frakta verdadeiro pode-se limpar com uma mangueira.

4- Preço; cerca de 50 cêntimos.

 

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