29 Abril 21
Empresas

Mariana D'Orey

É digital e sustentável o novo normal da ITV

Operações e atividades remotas, ligação ao consumidor, valorização das cadeias de abastecimento de proximidade e promoção competências dos colaboradores, são as quatro tendências impostas pela pandemia. É este “O Novo Normal da ITV” que foi analisado em mais um webinar promovido pela ATP.

“A pandemia obrigou-nos a acelerar os processos a uma velocidade inédita. Focamo-nos numa comunicação transparente e rápida que, por ser on-line, se mostrou ainda mais urgente. E essa comunicação aconteceu para fora, para os nossos clientes, mas também internamente com a equipa como se cada colaborador fosse também ele um cliente”, disse Alda Duarte, da TMG Automotive, expondo as mudanças impostas pelo contexto.

Mudanças que no caso da Somelos se focaram na “segurança, saúde e bem-estar das pessoas e só depois na actividade empresa e a ligação ao clientes”. Paulo Melo explicou que a sua empresa disponibilizou desde o início da pandemia consultas de psicologia para os colaboradores: “As pessoas são a força da Somelos, foram elas que permitiram que, neste contexto, nos tornássemosssemos flexíveis e ágeis e continuássemos a laborar beneficiando do facto de outros países terem parado de produzir”.

A promoção das competências de cada empresa, bem como a eficiência colectiva foram, de acordo com José Caldeira, do INESC-TEC, um dos trunfos do sector têxtil nacional. “Asseguraram uma partilha de custos, riscos e também resultados e potencia. Uma aposta na inovação”. Já Clara Correia, especialista em recursos humanos, reforçou a necessidade de uma liderança forte e uma comunicação empresarial honesta que potencie as competências individuais e colectivas dos colaboradores

Captura de ecrã 2021-04-29, às 10.46.41

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