27 Maio 19
Moda

T

Duas portuguesas na final dos Rebelpin Fashion Awards

A moda nacional desfila em dose dupla em Roma, na final deste ano dos prémios europeus Rebelpin. Rita Sá e Mónica Gonçalves são as duas jovens estilistas que conquistaram um lugar entre os 10 finalistas que vão apresentar os seus trabalhos na Rome Fashion Week e habilitam-se ainda a um prémio monetário de 5 000€.

No concurso promovido anualmente pela Associação de Colectividades Têxteis Europeias (ACTE) participam estudantes de moda e jovens estilistas de toda a Europa, em busca de uma oportunidade para apresentarem o seu trabalho num dos principais palcos da moda internacional.

Para se destacarem entre os candidatos, Rita Sá – que já tinha sido finalista no ano passado, na foto – e Mónica Gonçalves conseguiram convencer o júri, não só do seu rasgo criativo, mas também da perfeição técnica do seu trabalho. Para isso tiveram de apresentar três coordenados, sujeitos ao tema da edição deste ano: ‘A Selva Urbana’.

Ao se apurarem para a final, cada um dos designers garantiu já um prémio monetário no valor de 300€ e a oportunidade de desfilarem os seus trabalhos no dia 5 de Julho, na passarelle da Rome Fashion Week.

Até lá, os trabalhos de cada finalista serão publicados no site da organização e, entre os dias 10 de Junho e 1 de Julho, todo o público será convidado a votar no seu favorito. O designer mais votado pelos cibernautas arrecadará um prémio no valor de 2 mil euros, enquanto o eleito pelo júri no final do desfile receberá 5 mil.

Os prémios Rebelpin são uma iniciativa da ACTE com o objectivo de incentivar a competição entre jovens estilistas de diferentes países, ajudando-os a fazer a transição dos centros de formação para a indústria da moda e do vestuário.

 

Os 10 finalistas dos Rebelpin Fashion Awards 19:

Mónica Gonçalves, Portugal

Rita Sá, Portugal

Aleksandra Jendryka, Polónia

Carolina Roennberg, Suécia

Chelsea Flinn, Reino Unido

Eli del Oro, Espanha

Esther Carril Batuecas, Espanha

Maria Molina Miras, Espanha

Maria Szolc, Polónia

Coleção ZER, Espanha

Partilhar