30 Novembro
Modatex

T

Campeãs do Modatex representam Portugal no EuroSkills

A moda portuguesa estará representada no Euroskills, em Gotemburgo, por duas alunas do Modatex. As formandas farão parte da prova Fashion Design and Technology, onde o objetivo é testar os conhecimentos e técnicas praticadas na formação profissional da Indústria de Moda Europeia.

Joana Queirós, de 21 anos e aluna do curso de Design de Moda, e Ticiana Valente, de 24 com formação em Modelação de Vestuário, venceram o Campeonato Nacional das Profissões em Coimbra e foram as escolhidas para representar Portugal neste concurso, que se inicia amanhã, decorre até sábado e visa promover a excelência e o reconhecimento dos melhores formandos e formadores a nível europeu.

A prova a realizar em Gotemburgo será dividida em cinco módulos: pesquisa do tema, corte e confeção de umas calças de acordo com as especificações – num total de seis horas; desenho de três propostas de calças e três propostas de coletes, modelação, corte e confeção de um colete – com duração de sete horas; e, por fim, a apresentação do trabalho.

O trabalho em equipa, a resistência ao stress, a organização das tarefas e a gestão do tempo são determinantes neste tipo de provas, mas a apresentação final das peças confecionadas é igualmente relevante para a decisão do júri.

O Modatex e Portugal já têm sido várias vezes representados no Euroskills: em 2014 duas alunas trouxeram para casa a medalha de prata e há quatro anos outros dois formandos foram reconhecidos com certificados de excelência.

Partilhar