28 Agosto 2017
Tinturaria

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DN destaca projecto Picasso da Tintex

“Criar roupa de tecidos coloridos com plantas e cogumelos”. É o título de um extenso trabalho publicado pelo Diário de Notícias no dia 25 de Agosto sobre o projecto Picasso que a Tintex tem entre mãos para levar ao mercado uma nova paleta de cores, de extratos naturais (plantas e cogumelos), e estar na frente da sustentabilidade.

No projeto, a concluir em setembro de 2019, estão envolvidos técnicos e especialistas de áreas diversas, desde têxtil, química, bioquímica, biologia, microbiologia a engenharia florestal, reunidos num único projeto, em que além da Tintex participam a Ervital (plantas), a Bioinvitro (cogumelos), o Citeve (Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário) e o Centi ( Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes).

O objetivo “é obter cores através de processos não convencionais em vez de utilizar os corantes sintéticos, é usar as cores da natureza e arranjar uma forma de as incorporar no processo têxtil”, explica ao DN José Morgado, do Citeve.

A linha de investigação do Picasso sucede ao projeto Colorau, também da Tintex, em que já foram desenvolvidos tingimentos com extratos naturais, e tem garantido um investimento 816 mil euros, sendo 591 mil euros de financiamento do Feder, através do Compete 2020.

“Para conseguir extrair cor natural, duas empresas foram associadas, a Ervital, especializada em plantas convencionais e medicinais (produz mais na área alimentar e medicinal), e a Bioinvitro, que trabalha com os cogumelos, muito para a área da alimentação. Com o Centi e o Citeve, todo o projeto gira em volta de desenvolver formas de pegar nestas cores naturais e as colocar no processo têxtil”, explica o DN.

No seguimento do Colorau, em que já se conseguiu fazer produtos com cores de extratos naturais, “agora a investigação é para transformar isto num negócio, chegar ao mercado com vendas de produtos com cores naturais”, diz Mário Jorge Silva, administrador da Tintex, apontando que “60% da coleção já é sustentável” e o objetivo é aumentar.

A Tintex é uma empresa de tinturaria que tem conquistado distinções a nível internacional, seja em revestimentos de malha ou no algodão. Os seus principais clientes são hoje do mercado nórdico. “São 60% das nossas exportações”, realça Mário Jorge Silva, apontando as marcas suecas como principais parceiros, casos da Tiger of Sweden, COS ou Filippa K.

“O nosso fator de distinção é ter sempre malhas limpas e confortáveis”, diz o administrador da empresa cuja exportação, direta e indireta, é mais de 80% da produção. Com 122 funcionários – “nos últimos quatro anos admitimos 50 pessoas, muitos deles licenciados” -, a Tintex aposta na modernização em toda a linha.

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